segunda-feira, 10 de setembro de 2018

“Expectativas versus Frustrações”


// “Expectativas”... No Aurélio: Ato ou efeito de expectar. Esperança baseada em supostos direitos, probabilidades, pressupostos ou promessas.
 
Muitos a possuem, outros não a consideram, alguns desfrutam dela, porém em contrapartida à aqueles que sequer lembram de sua existência. É sobre isso que quero compartilhar contigo, “expectativas versus frustrações”. Posso dizer que o maior inimigo das nossas expectativas são as frustrações. Quem nunca criou expectativa em algo ou alguém e foi frustrado?! Quem nunca ouviu “não crie expectativas, não se iluda. Melhor se surpreender do que se decepcionar”... ou “Não gere expectativas… Gere resultados” talvez essas afirmativas estejam corretas, ou não, rs depende muito do ponto de vista, não estou aqui para falar simplesmente de certo ou errado, quero apenas compartilhar minha experiência e percepção. Acredito que a expectativa é um elemento fundamental que nos possibilita desfrutar de coisas surpreendentes. 

Quem sabe você não concorde comigo, um direito seu, ou até mesmo diz “você não sabe o que está falando, porque não sabe o que passei ao criar expectativas”... É realmente não sei o que você passou, mas o que respalda minha conclusão são minhas experiências, confesso que durante muito tempo me baseei nas experiências dos outros para formar minhas conclusões, uma hora temos que mudar. Tive sim muitas expectativas frustradas, me decepcionei muito, durante muito tempo deixei de ter expectativas, na real? Vivia uma vida sem sentido.... Comecei a analisar e pude perceber que o problema não estava na expectativa gerada e sim onde eu estava focando minhas expectativas. Gerei muitas expectativas em amizades, em relacionamentos, mas como alguém pode retribuir ou dar algo que ela mesma não tem para si? Foi quando me deparei com o verdadeiro problema, que não era a expectativa, mas sim a frustração daquela esperança não correspondida.
A ficha caiu, percebi o quanto perdi por direcionar minha expectativa para o lugar errado, não tenho mais frustrações em minhas expectativas? Claro que sim, mas tenho muito mais expectativas superadas, e as frustrações Diego, como você as administra? Deixo elas no seu devido lugar, de insignificância, onde não merecem atenção ou importância, se elas servem para algo? Acredito que sim, aprendizado, onde me possibilitam ajustar minhas expectativas para o alvo. E não é que tem dado certo! Uma vida sem expectativas é uma vida sem sentido, onde se vai para onde o vento levar, pra lá e pra cá, rs guiado às vezes por percepções e opiniões humanas. Talvez você tem errado para onde tem direcionado suas expectativas, não que não podemos gerar expectativas em coisas ou pessoas, porém é arriscado! Que tal voltar suas expectativas para Deus? Isso quer dizer que não terei mais frustrações? Não, rs quer dizer que sempre Ele irá te surpreender com algo melhor para você, pois talvez o que você deseja não seja o melhor e por isso pode não acontecer... Que tal você tentar e fazer o mesmo. Fique livre para compartilhar aqui suas experiências.

Um comentário

© Diego Herreira
Maira Gall